terça-feira, 23 de junho de 2015

Vivendo em Santidade - Parte 2

Por Carlos Chagas


Versículo Destaque

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5.22-23)

1. O Espírito Santo e o Cristão

Após a Justificação pela fé em Cristo Jesus o arrependido é salvo. E durante sua caminhada de luta contra o pecado não faltarão obstáculos que podem ser vencidos devido ao fortalecimento que o Espírito Santo concede. A caminhada cristã não é fácil, já que exige a negação de si mesmo constantemente (Lc 9.23). Entretanto a força agora não é somente do homem, mas somada à de Deus. O Espírito Santo agora exercerá um papel muito importante no desenvolvimento do novo cristão. Ele exorta, edifica, consola (1 Cor 14.3) e sempre convence o cristão à boa conduta caso se desvie dela. Ele agora mora no coração do arrependido.

2. O Fruto do Espírito

É nessa vivência com o Espírito Santo é que o homem passa a se remodelar conforme a vontade do Pai, como diz o ditado: “Diga com quem tu andas que te direi quem és”. Andando com o sumo bem, no mínimo, tornar-se melhor é inevitável.

Segundo Paulo aquele que vive no Espírito deve andar também nele, deixando de lado todas as práticas mundanas e adotando as de Deus. Estas práticas são conhecidas como Fruto do Espírito. É no Fruto do Espírito que o homem encontra as virtudes do bom proceder; o sucesso da vida, para o qual não há lei que impeça.

3. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito


4. Situações surgem!!!

A vida não é estática e nunca cessará seus desafios só porque você optou por uma vida santa com Deus. E talvez nesta busca por uma vida no Espírito aparecerá certas situações onde a prática da fé se fará necessária. Inúmeros exemplos podem ser citados aqui:

- Brigas na família;
- Discórdia no casamento;
- Namoros complicados;
- Doenças “incuráveis”;
- Demasiada confiança em si próprio;
- Invejas;

Ao se ler tais desafios talvez não venha em mente uma grande dificuldade, mas é na prática que o cristão é provado. E é durante este tempo de dificuldades que o cristão deve se lembrar da passagem que diz: “Tende bom ânimo, eu venci o mundo” Jo 16.33 b. Vale ressaltar que os desafios podem vir misturados ou em seqüência, o que aumenta ainda mais o desafio. Nestas horas que a longaminidade, benignidade, mansidão e outras virtudes deverão falar mais alto.

5. Processo de santificação no Fruto do Espírito

A vivência do Fruto do Espírito é pura prática. Não há teorias nele. E a vivência do Fruto é algo totalmente didático e evolutivo. Uma vez que a vivência no Espírito é algo de escolha do cristão essa busca por santificação pelo crente jamais se dará sozinha, já que Deus não é algo, mas alguém. Talvez a vivência do Fruto do Espírito seja o maior jejum de todos, já que sua prática diz respeito para com o outro primeiro e depois para com o praticante (Is 58.1-14). E se a fé cristã tem caráter altruísta em sua teoria a vivência desta fé tem o mesmo na prática e com a busca das virtudes do Espírito todo o revestimento necessário ao cristão se faz de uma só vez capacitando-o à boa batalha.

Ser santo é buscar o céu ou viver na terra?

6. Uma santificação frutífera

O cristão vive a dupla carreira: Viver na terra, onde se tem desafios e no céu quando seu momento chegar. Diante disso o cristão tem que ter em mente que sua santidade é para ambos os lugares, mas o último só é consequência graças ao primeiro momento. A Salvação caminha com o cristão que se arrepende, é justificado e busca sua santificação numa briga quase que particular entre si mesmo. Mas é com a ajuda do Espírito Santo que sua frutificação toma forma e seu sucesso passa a ser notório aos olhos humanos. Sabe-se que a perda da Salvação traz o desespero, mas buscando as virtudes do Fruto do Espírito a vitória não só remove este desespero como também traz o homem à essência que lhe falta, a saber, Cristo, o homem/Deus perfeito e humanizador.

Caso queira baixar a lição em DOC clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!