terça-feira, 2 de junho de 2015

Tenha cuidado com o que canta

Por Juan Stam
Tradução: Carlos Chagas

No domingo passado, cantamos em nossa congregação um coro bem conhecido: 

Quando Cristo vier em Glória, 
Eu não vou querer ficar... 
Seremos levantados com poder
Para a Nova Jerusalém... 
Eu vou, e você também 
Para a Nova Jerusalém. 

O refrão é muito bom e emocionante, mas há um pequeno problema: é antibíblico. Não somente não há nenhuma passagem bíblica que diz isso, como também a Bíblia ensina o contrário do que está no coro. Considere o seguinte: 

Paulo, em I Tessalonicenses 4:13-18 , nos diz que Cristo vem com um grito e com trombetas, "seremos arrebatados ao encontro com o Senhor" (tradução exata , seria "nossa reunião com o", II Tessalonicenses 2:1.) O Senhor foi elevado às nuvens (Atos 1:9) e de novo "em uma nuvem, com poder" (Lucas 21:27; provavelmente Shekhinah, "nuvem de glória"). Nós vamos nos encontrar com Cristo "no ar", o que para os antigos era entre a Lua e a Terra. Nada em Tessalonicenses sugere que a nuvem vai para o céu, e muito menos para a Nova Jerusalém. 

A Nova Jerusalém, esposa do Cordeiro, é um tema de Ap 21-22, mas João não quer dizer que subiremos à ela. Pelo contrário, disse que "Eu , João, vi a cidade santa, a Nova Jerusalém, que descia do céu" para a nova terra (21:1-2). De acordo com este texto, não vamos ir para a Nova Jerusalém, mas ela virá até nós na nova terra. 

Alguns anos atrás, em Chinandega, Nicarágua, eu estudava o livro de Apocalipse com um grande grupo de pastores. Um pastor em particular tinha uma dificuldade muito rígida e dogmática e teve de aceitar o significado literal do texto bíblico. Quando chegamos a este versículo, era óbvio que o irmão não podia aceitar que a Nova Jerusalém descerá, em vez de nós subirmos a ela. Ele ficou visivelmente nervoso e confuso, tomou a palavra e disse: "Irmãos, nós vamos cair para cima!".

Às vezes, como esse irmão, tomamos nossas ideias de meras tradições humanas. Esse irmão, com a sua interpretação contraditória estava seguindo Platão, mas não o profeta inspirado de Patmos. No final do curso, o irmão confessou a verdade: "Eu vejo que o Apocalipse apresenta tudo isso", ele disse, "mas os artigos de fé da minha igreja dizem o contrário, e eu fico com a doutrina da minha igreja." Pelo menos ele foi honesto, mas não bíblico. 

Outro refrão popular diz, "ao som da trombeta, minha alma vai voar". A pior heresia! Em 1 Tessalonicenses 4, são pessoas ressuscitadas, com seus corpos, que vão ao encontro do Senhor. A ressurreição dos mortos em Cristo é o tema central da passagem. Ainda que queira interpretar um texto de forma particular, aqui não pode ser "um vôo da alma". 

Paulo nos exorta a "cantar com o espírito, e cantar com o entendimento" (1 Coríntios 14:15). Tenho certeza de que nenhum crente quer cantar heresias antibíblicas. O problema é que muitas vezes cantamos sem pensar, sem avaliar biblicamente, e, em seguida, essas músicas acabam plantando erros em nossa doutrina e fé. 

Tenhamos cuidado, irmãos e irmãs, com o que cantamos!

Um comentário:

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!