terça-feira, 22 de abril de 2014

Tarefa da Teologia

Por Carlos Chagas

Este artigo faz parte da série O que é ser cristão? Caso queira acessar o índice clique aqui.



Sabe-se que não só os teólogos possuem a verdade. Ninguém, como disse Agostinho, tem a verdade, para que ela seja de todos. Assim, para todos que a buscam esta pode ser alcançada. 

No que tange à verdade sabe-se que o niilista não pode negar a dura realidade humana com a ajuda da Bíblia e nem o ateu pode falar ou negar Deus recorrendo apenas à Bíblia. Em detrimento da busca por explicações através do além ficamos muito no aquém dando margem a uma teologia por demais natural. Mas por mais que se tente praticar uma teologia natural/racional ainda fica claro que a fé cristã está além da razão pura, uma vez que a confiança em Deus nasce da fé e esta não se baseia na razão pura. Logo, para se achegar a Deus o homem recorre à ousadia renovada na confiança, a qual jamais se apoderará de Deus, antes o discriminará integralmente tal como é. Esta é a busca do homem em resposta ao seu Sitz im Leben. 

Ciências de cunho antropológico obrigam a teologia a uma resposta. Mas esta não pode ser considerada uma teologia natural uma vez que se desvencilha de uma razão autônoma dando lugar à confiança (fé), portanto, além de mera razão, entregando ao homem a possibilidade de domesticação de Deus. 

Assim, saindo da estressante dogmática, partir-se-á ao Evangelho, tendo este como o critério decisivo para o cristão. E deste Evangelho o que se pode constatar é a manifestação de Deus por parte Dele próprio na espera de que o homem, ao menos, reconheça a necessidade de abertura a Ele para que sua transformação inicie e parta para o próximo. 

Cabe também à teologia caminhar junto com as demais ciências não pretendendo uma interpretação total da realidade. Assim sendo, não é só uma crítica da teologia vigente e praticada mas uma autocrítica, o que também se exige de qualquer outra ideologia. Nesta mútua caminhada ficará claro que a realidade, ainda que única, pode se apresentar como várias, dependendo do ponto de vista sob o qual se apresenta e, quando entendida esta multiforme realidade, a conceituação da mesma será mais eficaz. 

Vale lembrar que ao teólogo ou à teologia não lhes cabe serem donos da verdade. Pelo contrário, a teologia deve ser uma crítica com pretensões à verdade. A teologia se abre à perguntas ainda que a igreja, para a qual sua razão de existência aponta, não queira ou aceite. A teologia abre o caminho e acesso inteligível entre homem e Deus. Mas ao teólogo cristão cabe o desafio: Como destacar a mensagem cristã diante das religiões universais e se apresentar como válida? 

Para voltar ao índice clique aqui.

Para continuar com o estudo clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!