quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"Louvor" chamado "dízimo e oferta" e seu lixo teológico

Por Carlos Chagas

Primeiro assistam ao vídeo por favor:




Assistiu ao vídeo? Deixa eu adivinhar: Você achou que era um vídeo de brincadeira ou "zuação"? Pois então. Eu também achei. Mas não é. O grupo do Adriano Gospel Funk já lançou seu primeiro CD e agora encaram isso como ministério. E já têm até agenda lotada (vejam aqui).

Agora, com toda a sinceridade: Acabei de escutar essa música (ou, para alguns, louvor) e na real, fiquei e ainda estou extasiado. Para ser sincero estou em choque. Fiquei cerca de 3 minutos sem acreditar no que via e escutava. E só depois desse tempo é que começei a tecer estas breves palavras.

Para começar me sinto um lixo nesse momento porque a cada dia que passa levar o título "sou evangélico" fica cada vez mais vergonhoso. Não digo isso pela totalidade do trabalho desses rapazes acima porque boa intenção acredito que eles têm. O que digo ser vergonhoso é ver teologia rala e barata que tais pessoas usam num trabalho que dizem levar a sério. E mais: Ver que vários ministérios os chamam para "ministrarem" seus "louvores".
Deixo claro aqui que a letra dessa música acima é um total lixo teológico. A letra diz que Deus é um Deus de barganhas. Dê que Ele lhe dá em dobro. Tal ideia é sustentada por igrejas brasileiras que são envolvidas nos maiores escândalos religiosos do Brasil (Quer ver um? Clique aqui). Que fique claro também que mesmo nas igrejas de onde vêm os escândalos ainda encontram-se cristãos compromissados. A letra ainda diz que está claro na Bíblia a questão do dízimo! Claro o quê? Que eu dou o dinheiro e Deus me dá em dobro? Hoje todos pensam em dízimo somente em dinheiro, mas poucos sabem que os israelitas dizimavam a Deus os seus produtos arrecadados do seus serviços, ou seja, rebanhos, cereais, etc. Raramente dinheiro em espécie. Agora pense: Se é tão claro na Bíblia, por que não se dizima como ela declara? Respondo: Porque a lavagem cerebral evangélica dos dias atuais não deixa. Porque o dinheiro é melhor.

No Novo Testamento você não vê os apóstolos dizimarem, mas sim darem 100% de seus pertences! Vejam o que Barnabé fez (At 4.36-37) e como era a vida dos discípulos (At 2.44-45). Dízimo é Lei. Amor é necessidade. 10% é obrigação. Seu 100% é necessidade. E não é só dinheiro, mas sua integralidade. Não quer dizer que você necessita ser pobre para ser salvo ou salvar, todavia é necessario seu critério de vivência em comunidade (sociedade).

Fico aqui me perguntando até quando o povo vai continuar seguindo a um Deus que só oferece materiais. O Evangelho da Graça e do serviço vai, a cada dia, esvaecendo do meio do povo de Deus. Fico me perguntando até quando líderes continuarão a pregarem esse lixo teológico na TV, e em CD's também.

2 comentários:

  1. Olá Carlos,

    Entendo você e concordo plenamente com o que escreveu.
    Meu querido, tenho procurado também fazer uma mudança, mas a luta é grande...e, olha que sou diretor de um seminário teológico no RJ, mas nunca esmoreci.
    Sei que pessoas como você e eu podem fazer esta mudança e mostrar que evangelho não é moda, mas uma mudança na vida.
    Parabéns pela postagem e sei que Deus irá lhe abençoar ajudando outras vidas e levando-as aos pés da Cruz
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Tione;

    Agradeço por suas palavras... me encorajam. Seguirei seus conselhos. Pode deixar.

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!