sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Refletindo sobre as Coréias: Devo acreditar totalmente no fato que me apresentam?

Por Carlos Chagas

Recentemente temos visto nos noticiários muitas coisas sobre a possível guerra que está para emergir entre as Coréias do Sul e do Norte. Mas antes de se comentar algo aqui conheça primeiro sobre a história destas nações assistindo ao vídeo abaixo:




Após a Guerra das Coréias e a divisão das nações, a Coréia do Norte tem assumido o papel de marginalização do mundo adotando um regime totalitário e extremamente militar. Com isso diversos armamentos tem sido ajuntado por esta nação em detrimento da outra, a do Sul, que adotou um regime capitalista, se tornando um dos países conhecido como Tigre Asiático.

O problema é o seguinte: Há anos que todas as nações evitam envolver-se comprometedoramente com a Coréia do Norte, pós-guerra dos anos 50, para justamente não despertar o dragão. Infelizmente a própria Coréia do Norte se despertou do sono de sua ira após realizar um ataque injusto sobre o país vizinho que, a mais de meio século, é seu inimigo, a Coréia do Sul. Sua ira pode ser vista após o disparo (acidental?) de um torpedo a uma embarcação do país vizinho que explodiu matando 46 sul-coreanos. Para maiores esclarecimentos sobre o ocorrido clique aqui.

Segundo especialistas a guerra entre as Coréias jamais acontecerá se não houver apoio externo. O normal entre essa tensão é que naturalmente ambos os países entrem em acordo. Mas o que se vê não é nada disso: China e Rússia apóiam a Coréia do Norte (clique aqui para mais informações). E os EUA apóiam a Coréia do Sul (clique aqui para maiores detalhes). 

Não quero discutir aqui quem está certo ou errado. Mas só quero lembrar uma coisa. Nos últimos 96 anos de história, os EUA já participaram de 6 Grandes Guerras, a saber: (1) 1ª Guerra Mundial (1914-1918); (2) 2ª Guerra Mundial (1939-1945); (3) Guerra das Coréias (1950-1953); (4) Guerra do Vietnã (1959-1975); (5) Guerra do Golfo (1990-1991) e (6) Guerra do Iraque (2003-2010). Sem contar os anos que durou a chamada "Guerra Fria", entre os EUA e a Rússia, os EUA guerreou 37 anos dos 96. E para fechar um século de história está tendo a oportunidade de iniciar sua 7ª Guerra efetiva (já que não conto a Guerra Fria), vindo ao número da perfeição (perfeitos guerrilheiros).

Por que cito apenas os EUA? Porque 1º somente eles me dão um bom exemplo de que a paz nunca nascerá de guerras, 2º eles adoram aparecer como os líderes dos movimentos (então lideram o exemplo aqui), 3º porque durante sua história na ONU e em suas ações diplomáticas mais mentiram do que qualquer outra coisa. Cito o exemplo desta última guerra: Do Iraque. Seu primeiro discurso era de que o mundo deveria prender os terroristas, já que estes mostraram muito bem o que são capazes de fazer (lembram de 11 de setembro de 2001?). Com isso começaram a caçada a Osama bin Laden no Afeganistão. Mais tarde disseram que a busca por terroristas deve ser completa: Inicia-se a busca pelo Saddam Hussein. O Iraque entra na mira da busca. Enquanto Sadam se encontrava no norte do Iraque, tropas americanas tomavam a petrolífera do sul. A desculpa? Precisamos de abastecer os tanques de guerra. Com o tempo capturam Saddam e o enforcam. E a guerra continua... Osama? Quem é? Nem me lembro... e em 2010 acaba a guerra (será?).

Que bom! Os EUA lutou contra o terrorismo! Como? Sendo terrorista!!! A frase-chave é: "Largue as armas em nome da paz!!!" Mas junto com a frase, milhares de armas apontadas na cabeça do inimigo escrevem o ponto final da mesma. Se a desculpa era desarmar uma nação porque esta oferece riscos à demais, os EUA mereceriam estar em 1º da lista. E não só os EUA, mas todas as nações que bancam guerras como a que está para acontecer entre Coréia do Norte e do Sul.

Destaco aqui o perigo de se ler a história apenas por um viés. Isso nos faz viciados. Um exemplo? Por que que quando assistimos filmes sobre a 2ª Guerra Mundial torcemos para o lado dos aliados (França, EUA, Inglaterra e URSS)? Por que adoramos quando um alemão morre? Porque acreditamos, lá no nosso íntimo, que os aliados é que estão certos. Só eles têm o direito de matar. ERRADO. Sabe-se que após feita a Guerra essa precisará de tiros e mortes. Mas e quando dá para evitar? Sei que a guerra das Coréias dá para evitar, mas será que os EUA, a Rússia e a China pensam assim? Bom. Só daqui um tempo perceberemos a resposta.

" E que Deus abençoe a Ásia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!