terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pergunta: "Se Deus não teve um começo, por que o universo precisou de um?"

Por Carlos Chagas

Esta seção é destinada a responder dúvidas comuns no meio cristão. Algumas delas foram realizadas por visitantes do blog, outras encontradas em pesquisas pela Net e outras formuladas por mim mesmo. Caso queira realizar uma pergunta favor acessar o Fale Conosco. Seu nome será mantido em absoluto sigilo caso assim o queira. Não tome tais respostas como algo definitivo para sua vida. Reflita nelas, pense mais um pouco e peça instrução divina para melhores posturas ante suas dúvidas. E lembre-se: Duvidar de algo, com interesse em aprender mais, não é pecado, e sim uma dádiva. Deus lhe deu um cérebro... para quê?

Pergunta:

"Se Deus não teve um começo, por que o universo precisou de um?"

Esta pergunta foi feita por uma internauta no site do Yahoo! Respostas. Uma resposta cristã básica para essa pergunta está no ato de se entender como um ser criado. O universo foi criado e faço parte dessa criação. Para um ser criado pensar em eternidade é algo impossível porque sua realidade condiz apenas ao que é criado; aos seus limites. Pensar como o Eterno, como Deus, não é possível à criação. Ele está além.

Para a ciência a concepção da idéia de Deus é não-aceitável porque eles não partem do não-lógico para o lógico. E como Deus não é algo "palpável" para a ciência essa possibilidade de estudo é algo praticamente descartado. Pode-se até falar de Deus, mas numa perspectiva racional e física; não transcendental e metafísica. Sendo assim, a ciência coloca a origem do universo como algo misterioso, quase como sendo algo eterno; já existente. O que na verdade isso transpassa é a troca de valores Deus/Universo formando identidades um tanto quanto equivalentes. Para os estudiosos de ambos os assuntos acontece uma fusão de idéias juntamente com um choque associado à confusão. Isso é comum porque em toda a fase de estudos na escola o aluno é obrigado a aceitar teorias da evolução, as quais são uma série de mitos modernos. Só mais adiante valores religiosos são agregados, obrigando-o a chegar num denominador comum. A melhor forma de se chegar a uma conclusão é se questionar de tudo, sendo sincero consigo mesmo, buscando a origem das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!