sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pergunta: "Caridade é o mesmo que esmola?"

Por Carlos Chagas


Esta seção é destinada a responder dúvidas comuns no meio cristão. Algumas delas foram realizadas por visitantes do blog, outras encontradas em pesquisas pela Net e outras formuladas por mim mesmo. Caso queira realizar uma pergunta favor acessar o Fale Conosco. Seu nome será mantido em absoluto sigilo caso assim o queira. Não tome tais respostas como algo definitivo para sua vida. Reflita nelas, pense mais um pouco e peça instrução divina para melhores posturas ante suas dúvidas. E lembre-se: Duvidar de algo, com interesse em aprender mais, não é pecado, e sim uma dádiva. Deus lhe deu um cérebro... para quê?

Pergunta:

"Caridade é o mesmo que esmola?"

Não. Caridade é o amor que move a vontade à busca efetiva do bem de outrém buscando identificação desse amor em Deus (segundo o dicionário Aurélio). Sendo assim a caridade é uma busca pelo bem do próximo e de si mesmo, uma vez que ao se praticar o bem a tendência é que essa propagação de amor retorne a outro, e a outro, até que, pela lógica, retorne ao primeiro praticante, apesar de que não é a recompensa que move o ato de ser caridoso e sim o amor pelo mero amor.

Já a esmola é uma das práticas da caridade. Contudo a esmola pode também ser algo danoso para quem  a recebe. Por quê? Muitos, ao receberem uma esmola generosa, podem cair na tentação de viverem somente de esmolas, ferindo a existência de tal prática. Outros podem ser afetados seriamente com isso como, por exemplo, um viciado em drogas é afetado quando, ao pedir uma esmola, ganha algo que sirva para nutrir seu vício.

Portanto caridade não é esmola, mas esmola é um tipo simples de caridade, que também pode não ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!