sábado, 17 de abril de 2010

Honestidade não tem preço: É obrigação

Por Carlos Chagas: Transcrição de áudio da fala da cantora Ana Carolina

Certa vez recebi um vídeo por e-mail onde a cantora Ana Carolina lê um texto de uma mulher (ou garota?) chamada Elisa Lucinda com o título "Só de Sacanagem". Tal texto relata a indignação de uma pessoa que, ao ver a situação do Brasil ante a roubos, desonestidades e promessas descompridas de políticos resolve adotar uma atitude ríspida frente a barbárie que fazem com nossa nação. O texto abaixo está transcrito literalmente como se encontra no áudio escutado por mim.

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança
será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar,
malas, cuecas
que voam entupidas de dinheiro,
do meu, do nosso dinheiro,
que reservamos duramente
para educar os meninos mais pobres que nós,
para cuidar gratuitamente da saúde deles
e dos seus pais,
esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade
e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz,
minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes
minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis
existem para aperfeiçoar o aprendiz,
mas não é certo
que a mentira dos maus brasileiros
venha quebrar no nosso nariz. !!
Meu coração está no escuro,
a luz é simples,
regada ao conselho simples
de meu pai, minha mãe, minha avó
e os justos que os precederam:
"Não roubarás",
"Devolva o lápis do coleguinha",
"Esse apontador não é seu, minha filha".
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe
tenho tido que escutar.
Até habeas corpus preventivo,
coisa da qual nunca tinha visto falar
e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício
que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo,
com a velha e fiel fé do meu povo sofrido,
então agora eu vou sacanear:
mais honesta ainda vou ficar.
Só de sacanagem!
Dirão: "Deixa de ser boba,
desde Cabral que aqui todo mundo rouba"
e vou dizer: "Não importa,
será esse o meu carnaval,
vou confiar mais e outra vez.
Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos,
vamos pagar limpo a quem a gente deve
e receber limpo do nosso freguês.
Com o tempo a gente consegue ser livre,
ético e o escambau."
Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto,
desde o primeiro homem que veio de Portugal".
Eu direi: Não admito,
minha esperança é imortal.
Eu repito, ouviram?
Imortal!
Sei que não dá para mudar o começo mas,
se a gente quiser,
vai dar para mudar o final!

É diante de textos assim que percebemos o quanto nosso país precisa de voz ativa aliada a atitudes radicais. Infelizmente o povo ainda insiste em dizer que os políticos roubam, todavia os políticos são brasileiros, e os brasileiros somos nós. A culpa é nossa pelo Brasil ser corrupto. Como diz o texto, desde o lápis até a cueca com dinheiro roubados. Ninguém começa pelo alto. Ninguém rouba um banco para chegar na balinha ou numa caneta. Ninguém mata um pai ou uma mãe de repente. Tudo é maquinado, e no coração.

Que a luz da paz e da justiça brilhe sobre nós para que, ainda em tempo, possamos nos arrepender do clips roubado de nosso próximo. Que possamos amarrar um tijolo em nosso pescoço e nos atirarmos no mar antes que o pior nos aconteça por matarmos nas filas os pobres miseráveis ou por ocultarmos o que é de legitimidade deles.

Seja honesto, pelo menos com você: VOCÊ TEM LEVADO UMA VIDA RETA E JUSTA??? Se não, ainda há tempo.

Caso queira ver o vídeo na íntegra, ele se encontra mais abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!